Prefeitura faz plantão de combate à Dengue durante o Carnaval

Prefeitura intensifica obras e amplia frentes de trabalho
fevereiro 24, 2020
Grandes shows animarão o aniversário de 201 anos de Itajubá
fevereiro 26, 2020

Prefeitura faz plantão de combate à Dengue durante o Carnaval

Print Friendly, PDF & Email

Em Itajubá, a luta contra a Dengue é diária e não para mesmo durante a folia. Está sendo realizada, nos dias de festa, a “Operação Carnaval”, que consiste na pulverização de produto químico nos bairros, além de orientação à população sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti.

A chamada “ação de bloqueio” é realizada pelos agentes de endemias da Prefeitura de Itajubá e visa atender as exigências do Ministério da Saúde, sendo, portanto, uma ação exclusiva dos bairros já notificados com casos de Dengue.

Uma tenda também foi montada na Rodoviária de Itajubá para que os agentes mobilizadores orientem os viajantes sobre como eliminar possíveis focos do mosquito de suas casas, uma vez que, em período de chuvas, é comum a incidência de focos domiciliares como vasos de plantas, pneus, garrafas, entre outros objetos que acumulam água parada.

“Reafirmamos que é de extrema importância a colaboração da população. Quando o agente bater à porta, é importante que o morador o deixe entrar, pois pode existir algum foco do mosquito ali. Isso pode trazer sérios problemas não só para a família dele, como a de seus vizinhos. O risco é de todos”, afirmou o Secretário de Saúde, Nilo César do Vale Baracho.

É preciso tomar alguns cuidados para que a ação técnica ocorra com segurança: manter-se distante do pulverizador, deixar janelas abertas por algumas horas após a aplicação do inseticida e afastar os animais domésticos do vapor da bomba são alguns deles.

AÇÕES DE COMBATE

Esta é mais uma ação da Prefeitura de Itajubá no combate intensivo ao Aedes aegypti na cidade. Desde o ano passado, mutirões de limpeza percorrem os bairros recolhendo entulhos e materiais inservíveis contaminados com larvas do mosquito. Mais de 20 toneladas de lixo já foram recolhidas em diversos bairros.

Outro projeto que compõe o cronograma de combate ao mosquito é a mobilização da população nas feiras livres, onde os agentes de saúde informam por meio de cartazes e folders sobre a forma adequada de combater os focos domiciliares. Ações educativas nas escolas também complementam as ações de combate ao Aedes aegypti.

Os comentários estão encerrados.