Prefeitura fiscaliza curral clandestino

Bolsa Família: Prefeitura informa a relação de beneficiários do mês de Outubro
outubro 15, 2019
Clássico “Pinóquio” será apresentado a alunos da rede municipal
outubro 16, 2019

Prefeitura fiscaliza curral clandestino

Print Friendly, PDF & Email

A Prefeitura de Itajubá, a Secretaria Municipal de Agricultura, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA),  Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal, estiveram  numa ação conjunta desativando um curral clandestino, em área urbana, no bairro Santa Helena. A situação do local era de precariedade, sujeira, mau cheiro e animais sem controle de vacina.

Foram encontrados no local, 25 vacas, 6 cavalos e 6 porcos. Conforme a Lei 3097 do Código Sanitário do Município de Itajubá, o morador  foi notificado pelo IMA para regularizar os animais e pela Prefeitura para retirá-los do local, no prazo de 10 dias.

Criar animais de forma clandestina tornou-se um problema crônico das áreas urbanas. O perigo são as zoonoses, doenças transmitidas dos animais para os humanos ou também dos humanos para os animais. Entre as zoonoses mais conhecidas citamos a brucelose, leptospirose, toxoplasmose, entre outras. Além disso, esses animais saem dos currais e transitam pelas ruas, ampliando o problema e podendo até gerar um acidente de trânsito gravíssimo.

É importante que a população colabore com a fiscalização e denuncie, através do Fala Cidadão – 0800 035 1788.

De acordo com a Lei Nº 3097, do Código Sanitário do Município de Itajubá, artigo 5º parágrafo 2º “É vedada a criação de animais, no perímetro urbano, que pela sua natureza ou quantidade, sejam considerados causa de insalubridade, incomodo ou riscos à saúde pública”.

 

 

 

 

Os comentários estão encerrados.