Ranking de Reclamações 2015

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Ranking de Reclamações 2015

 

O Procon Itajubá elaborou a classificação das empresas mais reclamadas em 2015 no município. As empresas dos segmentos de telecomunicações, fabricantes de eletrônicos e bancos lideram o ranking. Em números absolutos, nos quais também são computados os atendimentos do retorno da CIP e o extra-Procon (modalidades de atendimento que não recebem classificação do SINDEC), o Procon registrou, em 2015, um total de 4.778 atendimentos.

Confira o ranking de atendimentos do Procon no período de 1º de janeiro de 2015 até 21 de dezembro de 2015.

1º – Claro S.A. – 347 (10%)
2º – Telemar Norte Leste S/A – 285 (8,21%)
3º – Tim Celular S/A – 226 (6,51%)
4º – Oi Móvel S/A – 211 (6,08%)
5º – Telemig Celular S/A – 182 (5,24%)
6º – Caixa Econômica Federal – 113 (3,26%)
7º – Sky Brasil Serviços Ltda. – 111 (3,20%)
8º – RBC – Rede Brasileira de Comunicação Mastercabo – 109 (3,14%)
9º – Sansung Eletrônica da Amazônia Ltda. – 100 (2,88%)
10º – Starweb Telecomunicações Ltda. – 96 (2,77%)
11º – Empresa Brasileira de Telecomunicações – Embratel – 62 (1,79%)
12º – Cemig Distribuição S/A – 53 (1,53%)
13º – Banco Bradesco – 52 (1,50%)

ATENDIMENTO REALIZADOS

Do total de atendimentos classificados em 2015, as áreas mais demandadas foram:

– Assuntos Financeiros: 28,97%
– Serviços Essenciais: 28,17%
– Produtos: 23,84%,
– Serviços Privados: 17,25 %

Os setores de Alimentação, Habitação e Saúde corresponderam, juntas ao total de 1,77% dos atendimentos.

RECLAMAÇÃO (Processo Administrativo Formal)

 

O Procon entende por reclamação os problemas não solucionados pelos canais intermediários de atendimento, quando surge a necessidade de abertura de Processo Administrativo formal após as tentativas de solução inicial. Do total de 270 reclamações finalizadas em 2015, as áreas mais reclamadas foram:

– Produtos (eletroeletrônicos, móveis etc.): 42,96%
– Assuntos Financeiros (cartão, financiamento, banco): 24,44%
– Serviços Privados (provedores de acesso e serviços de internet, cursos etc.): 18,52%
– Serviços Essenciais (telefonia fixa e móvel e energia etc.): 12,96%.

As reclamações sobre a área de Saúde e Habitação responderam juntas por 1,11% das reclamações.

Confira o ranking das empresas que responderam Processo Administrativo no Procon em 2015:

1º – Starweb Telecomunicações Ltda. – 31 (10,37%)
2º – Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda. – 26 (8,7%)
3º – Telemar Norte Leste S/A – 23 (7,69%)
4º – Caixa Econômica Federal – 12 (4,01%)
5º – Sky Brasil Serviços Ltda. – 11 (3,68%)
6º – SA Estado de Minas – 10 (3,34%)
7º – Claro S.A. – 7 (2,34%)
8º – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – 7 (2,34%)
9º – Banco BMG S/A – 5 (1,67%)
10º – Lenovo Tecnologia (Brasil) Ltda. – 5 (1,67%)
11º – Motorola Industrial Ltda. – 5 (1,67%)
12º – Nova Casa Bahia S/A – 5 (1,67%)
13º – Oi Móvel S.A – 5 (1,67%)

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