27 LEITOS DE UTI COVID E 40 LEITOS DE SUPORTE VENTILATÓRIO PARA A MICRORREGIÃO DE ITAJUBÁ

Covid-19: veja a ordem dos grupos de vacinação
março 5, 2021
BOLETIM DIÁRIO 05/03/21 – Confira os últimos dados relacionados ao coronavírus em Itajubá
março 5, 2021

27 LEITOS DE UTI COVID E 40 LEITOS DE SUPORTE VENTILATÓRIO PARA A MICRORREGIÃO DE ITAJUBÁ

Print Friendly, PDF & Email

Em meio às dificuldades e desafios impostos pela pandemia, o Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, e o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Dr. Nilo Baracho, anunciaram nesta quinta-feira, 4 de março, a contratação de 27 leitos de UTI Covid e 40 leitos de suporte ventilatório no Hospital de Clínicas de Itajubá e Santa Casa.

Os leitos já estão disponíveis e foram adquiridos através do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (CISMAS) para atender os pacientes de 14 municípios da microrregião de Itajubá.

AÇÕES DA PREFEITURA

Prefeito e Vice-Prefeito de Itajubá visitaram as áreas de Covid-19 do Hospital de Clínicas e Santa Casa no último sábado, 27 de fevereiro, quando acompanharam pessoalmente a rotina dos profissionais e a alta taxa de ocupação dos leitos. Diante da necessidade, a Prefeitura custeou 17 novos leitos de UTI-Covid e 20 de suporte ventilatório para uso exclusivo dos itajubenses.

Porém, cientes de que a pandemia envolve todo o país e afeta não só a cidade de Itajubá, mas também a sua microrregião, Christian e Dr. Nilo procuraram os prefeitos dos municípios vizinhos e ofereceram a eles o suporte necessário para que, através do CISMAS, também pudessem garantir o acesso dessas cidades ao atendimento de seus habitantes com síndromes respiratórias e Covid-19 .

Foram realizadas duas reuniões no Teatro Municipal Christiane Riera e, após a adesão dos prefeitos vizinhos, Hospital e Santa Casa ampliaram a oferta de leitos, oficializando a entrada dos 14 municípios. Assim, a rede hospitalar de Itajubá totaliza 57 leitos de UTI-Covid, sendo 30 custeados pelo SUS e 27 pela microrregião, e 85 leitos de suporte ventilatório, sendo 45 pelo SUS e 40 pagos pelos municípios da microrregião.

 

 

Os comentários estão encerrados.