Itajubá segue sendo reconhecida como um centro de referência de cirurgias de alta complexidade em Minas Gerais, agora com mais uma grande conquista do Hospital de Clínicas: o Ministério da Saúde acaba de credenciar a instituição para a realização de retirada e Transplante de Medula Óssea (TMO). A conquista consolida o Hospital de Clínicas como único hospital quaternário do Sul de Minas, apto a realizar diferentes tipos de transplantes tais como rim, coração, fígado e medula óssea.
É importante lembrar que o Hospital contou com o apoio da Prefeitura no credenciamento para a realização de todos os seus transplantes, sendo a ÚNICA cidade do MUNDO com menos de 100 mil habitantes a realizar transplantes de fígado e coração. “Estivemos bastante envolvidos buscando o apoio do Ministério da Saúde, juntamente com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para mais esta conquista que é a realização de transplantes de medula óssea. Com ela, o Hospital estará apto a atender toda a macrorregião, o Estado e até casos de nível nacional, elevando cada vez mais a nossa excelência em saúde”, disse o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Dr. Nilo Baracho.
O treinamento da equipe responsável pelo procedimento de retirada e Transplante de Medula Óssea (TMO) do Centro de Transplantes de Órgãos, Tecidos e Células do Sul de Minas (CTOTC) do Hospital de Clínicas foi realizado através de uma consultoria com o Hospital Israelita Albert Einstein, referência nacional e internacional em transplantes de órgãos, tecidos e células.