Objetivo foi conhecer ações do programa de combate aos mosquitos dos gêneros Culex e Aedes aegypti na cidade
Todos os anos, a chegada do verão e das chuvas aceleram o ciclo reprodutivo dos dois mosquitos mais comuns na área urbana do município: o Culex, nosso pernilongo doméstico, e o Aedes aegypti, vetor da dengue.
A fim de intensificar e aprimorar as ações de combate a estes vetores, funcionários da Prefeitura de Itajubá visitaram, na última semana, a cidade de Sete Lagoas (MG) para conhecer as ações do programa de combate aos mosquitos. O programa setelagoano é referência desde 2013, ocasião em que uma epidemia de dengue resultou em mais de 20 mil notificações e 4 mortes pela doença no município.
O Diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Itajubá, César Augusto de Almeida Vallin, e o Coordenador do Setor de Endemias, Jonas Mateus Rodrigues, foram recebidos e treinados pelo Sr. Nivaldo Santos, coordenador do programa de Sete Lagoas, com mais de 35 anos de experiência na área de combate ao Culex e Aedes aegypti.
Nivaldo repassou informações teóricas e práticas sobre o assunto, demonstrando a forma de aplicação e o inseticida utilizado na cidade, bem como todo o maquinário necessário. “É importante que nosso trabalho seja também referência positiva em outras cidades”, comentou.