Minas Consciente: Itajubá estará na “onda amarela” de 13 a 19 de fevereiro

Prefeitura realiza obras e manutenção nos bairros de Itajubá
fevereiro 11, 2021
Prefeitura de Itajubá promove reunião para alinhar ações de proteção e defesa civil
fevereiro 11, 2021

Minas Consciente: Itajubá estará na “onda amarela” de 13 a 19 de fevereiro

Print Friendly, PDF & Email

Classificação é feita semanalmente pelo Governo do Estado de Minas Gerais

Itajubá deixará a “onda vermelha” do Programa Minas Consciente e avançará para a “onda amarela” no período de 13 a 19 de fevereiro. A classificação é definida pelo Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas, que considera, semanalmente, a incidência da doença no município e a sua capacidade de atendimento hospitalar para orientar o funcionamento seguro das atividades econômicas: quanto menor o número de casos e leitos hospitalares ocupados, menor é a restrição ao comércio.

Com a mudança de “onda vermelha” para “amarela”, haverá uma flexibilização das regras. No caso dos eventos, a limitação passa de 30 (onda vermelha) para 100 pessoas (onda amarela). Já a distância linear permitida dentro dos estabelecimentos comerciais passa de 3 para 1,5 metros, enquanto a metragem referência passa de 10 m² para 4 m² por cliente. Um exemplo: lojas com 50 m² que na “onda vermelha” só poderiam permitir a entrada de 5 pessoas por vez poderão, agora, autorizar a entrada de até 12.

Em Itajubá, o comércio que não cumprir as medidas estabelecidas no Minas Consciente fica sujeito às penalidades legais de multa, interdição total da atividade, suspensão e/ou cassação de alvará de localização e funcionamento, de acordo com o Decreto nº 8286/2021.

Sobre o Minas Consciente

A Prefeitura divulga, semanalmente, às quintas-feiras, a classificação de Itajubá segundo os indicadores do Programa Minas Consciente (ondas vermelha, amarela ou verde). Na terceira fase do Minas Consciente, o Governo de Minas promoveu uma modernização do Programa, permitindo que o comércio e os eventos, por exemplo, sejam liberados mesmo que a cidade esteja na onda mais restritiva, bastando seguir algumas regras.

Nas ondas vermelha e amarela, o protocolo é mais restritivo para o comércio, envolvendo o controle de fluxo na entrada dos estabelecimentos, o limite de uma pessoa por atendente no comércio não essencial, a proibição de autoatendimento para reduzir o contágio dentro dos estabelecimentos, a medição de temperatura na entrada e o estímulo aos agendamentos.

Para conhecer as regras de acordo com cada atividade comercial, acesse o novo protocolo, CLICANDO AQUI.

Avaliação do município

A avaliação do Governo do Estado ocorre toda quinta-feira e tem validade de 7 (sete) dias a partir do sábado subsequente à divulgação. Para mais detalhes, acesse: https://www.mg.gov.br/minasconsciente/transparencia.

Para consultar a classificação de todas as atividades econômicas, acesse: https://www.mg.gov.br/sites/default/files/paginas/imagens/minasconsciente/protocolos/tabela_de_atividades_-_minas_consciente_v1.pdf

Os comentários estão encerrados.