Print Friendly, PDF & Email

RESERVA BIOLÓGICA SERRA DOS TOLEDOS 

A Reserva Biológica Serra dos Toledos (RBST) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada pela Lei Municipal nº 2.088 de 1996 e cadastrada pela Resolução COPAM nº 25 de 1998.

Possui área total de 1.072 hectares localizados integralmente no município de Itajubá, sendo considerada o maior patrimônio ambiental da região. Contribui com cerca de 40% da captação da água potável consumida no município, além de abrigar diversos exemplares da biota da Mata Atlântica.

A Reserva apresenta diversas nascentes que formam córregos afluentes do Rio Lourenço Velho e do Rio Sapucaí, bem como abriga diversas espécies da Mata Atlântica, como perobas, angicos, jacarandás, cedro, jequitibá, cajarana, candeia, canelas, araucárias e grande variedade de bromélias e orquídeas. Na fauna, destacam-se: onça suçuarana, jaguatirica, gato mourisco, veados, pacas, tatus, micos, macaco saúa, tucanos, gaviões, corujas, macucos e jacu.

Registros da Reserva Biológica Serra dos Toledos obtidos por meio do Concurso Fotográfico ocorrido em 2020 durante a Semana Nacional de Meio Ambiente.

A Reserva tem como intuito preservar integralmente a biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, admitindo-se apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. A visitação pública é proibida, exceto aquela com objetivo educacional, e a pesquisa científica depende de autorização prévia de seu órgão gestor, ou seja, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estando sujeita às condições e restrições por este estabelecidas.

Para adquirir a mencionada autorização para realização de pesquisa científica no interior da reserva, o interessado deverá preencher o formulário abaixo e protocolar o mesmo na Secretaria de Meio Ambiente acompanhado de:

  • RG e CPF do pesquisador e orientador responsável;
  • Declaração de matrícula na instituição de ensino.

 

– FORMULÁRIO PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS NA UC MUNICIPAL RESERVA BIOLÓGICA SERRA DOS TOLEDOS