Projeto firmado entre Brasil e França pode consolidar Itajubá como polo mundial da aviação
A cidade receberá investimento bilionário com geração de centenas de empregos na produção de helicópteros H145
Publicado em 04/07/2025 16:19
Um investimento de R$ 1 bilhão promete transformar Itajubá em referência global na produção de helicópteros. O anúncio foi feito nesta quarta, 2 e formalizado por meio de uma carta de intenções assinada entre o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Comércio Exterior da França, Laurent Saint-Martin.
Segundo o prefeito Rodrigo Riera, o aporte representa um marco histórico para o município: “O investimento de R$ 1 bilhão na Helibrás vai gerar mais emprego, renda e desenvolvimento na nossa cidade. A fábrica de Itajubá, que muito nos orgulha, será um dos principais polos mundiais de produção e exportação do helicóptero H145”.
A Helibrás é a única fabricante de helicópteros do Hemisfério Sul, com mais de 850 aeronaves entregues no Brasil. O novo investimento tem foco na fabricação do modelo H145, helicóptero versátil e de alta performance, com previsão de produção de até 200 unidades nos próximos 15 anos, para atender tanto o mercado nacional quanto internacional.
O projeto, além de impulsionar a economia local, reforça os laços comerciais entre Brasil e França, consolidando o Brasil como parceiro estratégico em tecnologia de defesa e aviação. A expectativa é de que o investimento traga centenas de empregos diretos e indiretos para a região, consolidando Itajubá como um dos principais centros industriais da aviação na América Latina.
por Comunicação